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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

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@requiaopmdb, o twitteiro do ano


Há três anos, caí na área de Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias. Em 2008, conclui pós-graduação em Comunicação Política e Imagem. Agora, em 2010, vejo com um sorriso no rosto a junção desses campos todos.

Um exemplo de boa prática (provavelmente o melhor) é visto por muitos como cômico: o ex-governador do Paraná e candidato a senador Roberto Requião. Acredite: @requiaopmdb dá um show no Twitter. Ele ataca, defende, faz piada e utiliza a Twittcam para promover bate-papos (com audiência de até milhares de usuários) e disponibiliza vídeos de campanha neste link.

Auxiliado por seus assessores, o candidato produz seu próprio conteúdo e não se esconde atrás de ghostwriters. Aliás, um grande erro é entregar as mídias sociais a “terceiros”. Seja por desconhecimento ou preguiça, muitos deixam assessores (de imprensa ou campanha) manter inteiramente essas ferramentas, perdendo a pessoalidade e a credibilidade exigida em uma rede social.

Isso gera, ainda, outro risco: o político não sabe o que o público da web (de formadores de opinião a piás de prédio) diz a seu respeito. Por mais que um assessor domine as principais ferramentas de monitoramento online, o acompanhamento fica comprometido. Afinal, ao dar a cara a tapa, em qualquer rede social (online ou pessoal), é possível ganhar em:

  • Relacionamento: estabelecendo novos contatos;
  • Divulgação: mostrando e defendendo sua marca (pessoal ou organizacional), projeto, organização ou produto;
  • Colaboração: interagindo e trocando conhecimento.

A propósito, uma prova dessa efetividade ocorreu recentemente. Após uma “troca de gentilezas” no aeroporto de Campo Mourão, interior do Paraná, o candidato a deputado federal Rubens Bueno teria dado um soco na cara de Requião. Na cobertura da imprensa, destaco links de notícias dos seguintes sites: Gazeta do Povo, Veja, Portal Terra.

Perceba que as duas versões da história foram expostas da seguinte forma: de Bueno, por meio de entrevistas aos repórteres, e do candidato ao Senado, que no Twitter deu sua versão dos fatos e no Twitvid postou dois vídeos, intitulados Gata no Cio e Passo a cinta no moleque.

Apesar do escracho do episódio, fica comprovado o potencial dessas mídias na comunicação política. Melhor ainda, isso mostra que é possível apresentar ideias, projetos e puxar parte da opinião pública a seu favor por meio das tais novas tecnologias.

4 comentários:

André Ricardo Guenzen disse...

As redes sociais cada vez mais ganham espaço. É inegável que os candidatos que saibam usar essas ferramentas, possam tirar proveito formidáveis. Ainda não sei avaliar o alcance dessas mídias, mas com certeza está crescendo.

Agora, o Requião é uma figuraça. Aliás, tudo o que envolve polêmica acaba se tornando muito mais divertido. Chega do politicamente correto!.

Diôdio Do Moinho disse...

Quando escrevo algo decente ninguém acessa esta merda. Vou focar o blog em humilhações públicas e naquela bosta de tirinha mesmo.

O Arrombador disse...

É mesmo cara, as pessoas se recusam a entrar num blog pra ver um panda chupando o pinto do Requião só porque ele é um twiteiro!!

Diôdio Do Moinho disse...

hahahahaha Arrombador doente mental.

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